Google+ Blog do Dodô Correia.: O perigo do BRICS cable

terça-feira, 6 de maio de 2014

O perigo do BRICS cable


Ola amigos e leitores do blog.
Hoje venho aqui expor mais detalhadamente os perigos desse “desvio” de rota internet chamado BRICScable idealizado pela presidente Dilma Rousseff e que estará pronto já no final deste ano, que ligara através de um cabo submarino de fibra ótica de alta velocidade todos os países do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul).
Com esse projeto a presidente deseja retirar o “monopolio” da rede das maos do Tio Sam e Europa, onde estão instalados a grande maioria dos servers das empresas como Google, Facebook, Twitter, etc. Mas o ponto central da questao é que, com isso ela deseja que todas estas empresas instalem servers no Brasil.

A pergunta, eles irão instalar?

Com o Marco Civil, lei criada justamente para regulamentar o BRICScable, ficam obrigadas todas as empresas a manterem as informações de brasileiros no territorio nacional, coisa que não é feita pois tudo vai para o servers no exterior. Mas, caso tais empresas se neguem a isso, seja por motivo econômico, tecnológico ou logístico, os brasileiros irão ficar sem os serviços.
Com efeito, aquele Facebook que você é viciado, diga adeus. Seu blog no Blogspot, bye bye. Seu canal no Youtube, tchau!

Vocês acham justo que um governo obrigue empresas a se fixarem no pais, com pena de deixar os brasileiros sem seus serviços, caso elas se recusem?
Eu não acho, por isso sou contra. Creio que as empresas tem todo o direito de instalarem seus servers onde desejarem, haja vista o caráter MUNDIAL da internet. Se tais informações são espionadas por orgaos governamentais que hospedam esses servers, saibam que eles podem espionar quem for, esteja o server onde for.
Portanto esse projeto é, a meu ver, um capricho egocêntrico que visa apenas criar meios para que o governo brasileiro tenha acesso a sua informaçao pois, hoje, ele nao tem como fazer isso de modo fácil, pois não é fácil exigir que o Google ceda tais informações que estão armazenadas sob as leis de um outro governo.

Tenho quase certeza que o Google nao ira instalar servers no Brasil, e o mesmo vai ocorrer com o Facebook, Twitter, etc, deste modo voces terao que viver com uma internet vazia, sem as tao famigeradas REDES SOCIAIS que fazem tremer qualquer governo.

Em resumo, se a Dilma não consegue controlar a internet, ela criou uma pra fazer isso!
Espero, sinceramente, que eu esteja enganado, mas conhecendo o sistema como é, creio que no fim eu terei que pronunciar aquela frase que eu odeio: “EU NÃO DISSE?”
Um forte abraço
Dodo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário